Como Higienizar os Seus Pincéis e Esponjinhas

RafaelaRamos

Oi lindezas! Tudo bem com vocês?

A Bianca Mariano mandou o seguinte recado pra gente: “Rafa, gostaria de sugerir um tema para o blog. Como lavar os pincéis e esponjinhas de maquiagem? De quanto em quanto tempo, o que usar, como secar? Tenho muitas dúvidas sobre isso. Obrigada!” E cá estou eu para tirar essas dúvidas que com certeza são de mais meninas.

Algumas pessoas acham que a higienização dos pincéis e esponjinhas é um bicho de sete cabeças, mas na verdade é bem simples. Para lavar os pincéis de cerdas sintéticas (aqueles indicados para aplicação de base e corretivo) você pode utilizar detergente neutro (aquele transparente) contanto que ele seja em gel. Mas por que um detergente em gel? Ele é mais concentrado e fará a limpeza dos pincéis mais facilmente.

Já os pincéis de cerdas naturais precisam de um produto suave e que não prejudique o material. Portanto, utilizo shampoo infantil. Se você está pensando: mas eu terei que ter dois produtos diferentes? A resposta é, não. Você pode fazer como eu e utilizar o mesmo produto para lavar todos os pincéis, no caso o shampoo infantil.

No momento estou usando esse da Johnson’s, mas você pode usar de qualquer marca.  Para facilitar a limpeza coloco um pouco de shampoo em um recipiente e depois acrescento água. A quantidade de água deve ser na medida em que somente as cerdas do pincel fiquem imersas. Deixe os pincéis de base e corretivo de molho por 15 minutos, não mais que isso. Já os de cerdas naturais não precisam dessa pausa, eles podem ser lavados imediatamente.

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-6

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-8

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-5

Como lavar?

Jamais esfregue os pincéis. A limpeza deve ser suave e seguindo a direção das cerdas. Você pode fazer movimentos circulares leves para facilitar o processo. Nunca esfregue as cerdas no sentido oposto, isso faz com que o pincel fique deformado e os fios fiquem embolados.

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-4

Outra coisa importantíssima, jamais molhe o cabo do seu pincel, apenas as cerdas devem entrar em contato com a água. Se você molhar aquela parte de metal as cerdas podem se soltar e se o cabo for de madeira ele pode mofar. Então cuidado!

Você deve ir apertando as cerdas com as pontas dos dedos para facilitar a limpeza (não aperte o pincel contra a sua mão, isso pode danificá-lo). Após o processo aperte as cerdas para retirar o excesso de água e coloque para secar. O processo de limpeza dos pincéis de cerdas sintéticas é o mesmo. Deixou a pausa de 15 minutos, retire-os da água e lave eles com o mesmo cuidado e carinho. Olha a cor da água após essa pausa. A base fica toda lá. 

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-9

Quando sabemos que o pincel está limpo?

Seus pincéis nunca ficarão completamente limpos, a limpeza retira apenas o excesso de produto. Quando a água começar a sair mais clarinha é sinal de que ele estará limpo.

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-3

Como devo colocar para secar?

Pegue uma toalha mais velhinha e coloco-os para secar na horizontal em local seco e à sombra. Eu não passo eles na toalha antes nem nada. Percebam que as cerdas estão todas no lugar, não tem nenhum pincel “descabelado”, o cuidado com seus queridinhos é essencial para garantir a vida útil deles.

como-higienizar-seus-pinceis-enroladas-blog-7

De quanto em quanto tempo lavar?

Para conservar mais os seus pincéis e economizar água (o segundo é ainda mais importante né galerinha?) você pode limpá-los usando lenço umedecido demaquilante ou higienizadores de pincel. Como eles são de uso pessoal você não precisa lavá-los sempre, o importante é retirar o excesso de pigmento das cerdas. Os meus eu lavo uma vez por mês por uma questão de economia mesmo, tanto do pincel (quanto mais você lava, mais rápido ele desgasta) quanto de água.

Agora se você trabalha com maquiagem, não tem jeito! Você precisa lavá-los com frequência. Por isso os profissionais tem uma quantidade enorme de pincéis. A limpeza do seu material de trabalho é indispensável para manter a saúde dos seus clientes.  Outra medida para limpar os pinceis de cerdas naturais de forma instantânea e manter as cerdas no lugar por mais tempo é usar uma misturinha de álcool 70% e soro fisiológico na mesma proporção. Ou seja, se você usar 2 colheres de sopa de álcool 70%, serão 2 colheres de sopa de soro fisiológico. Coloque a misturinha em um borrifador e use nos seus pincéis.

Como limpar as esponjinhas? 

As esponjinhas precisam de manutenção maior, já que usamos ela úmida. Então o ideal é que elas sejam lavadas a cada uso para evitar a proliferação de bactérias. Umedeço a esponja, coloco um pouco de shampoo infantil e vou apertando. Após esse processo enxáguo bem para que toda a espuma saia. Coloco para secar da mesma forma que os pincéis. 

Espero que as dicas tenham ajudado vocês. Um beijo e até a próxima! 

Ah, e não se esqueça! Se você gostou curte, comente aqui abaixo e compartilhe com os amigos nas redes sociais. Isso nos ajuda a divulgar o blog e nos anima a produzir mais conteúdos bacanas pra vocês. Você também pode sugerir pautas pra gente, basta entrar em contato através das nossas redes sociais. Elas se encontram aqui na lateral direita do blog. =D 

2 comentários sobre “Como Higienizar os Seus Pincéis e Esponjinhas

Deixe um comentário