Por Onde Andei – 19º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2016

Glaucia YamamotoÉmille Ferreira

Olá amores! Dessa vez vamos nos aventurar pela linda e histórica cidade de Tiradentes. Se você não teve a oportunidade de conhecê-la de pertinho, com certeza já ouviu falar dos eventos que ocorrem por lá, sobre seu charme histórico ou já viu as famosas ruas de casarões antigos em novelas de época.  Localizada no sudeste de Minas Gerais, na região denominada Campo das Vertentes a cidade tem a belíssima Serra de São José como cenário de fundo.

14303777_1215951618479143_80044728_o

Todos os anos, ocorre entre os meses de agosto e setembro o Festival de Cultura e Gastronomia.  Esse ano o evento foi realizado entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro, e contou com cerca de 350 profissionais da gastronomia. Além de uma variada programação gastronômica como: Largo do Chef, Jantares na pousada escola Senac, Espaço Aulas Senac, Cursos Casa do Ceará, Cozinha ao vivo – Costelão, entre muitos outros espalhados por restaurantes e pousadas.

Fomos a Tiradentes em dois finais de semana. Eu (Glaucia) fui no sábado (27/08), o movimento no primeiro dia já era intenso. Um pouco difícil em achar vagas para estacionar e o calor estava bem grande, mas nada que atrapalhasse. Vários eventos acontecendo simultaneamente, nas praças principais e também nos espaços fechados.

festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-7

Quem prestigiava o festival tinha a oportunidade de degustar alguns produtos, além de acompanhar apresentações de música ao vivo, clima propício para relaxar e curtir. No Largo das Forras, no espaço de aulas do Senac, grandes Chefs ministravam aulas gratuitas para o público. Acompanhei a aula da Chef Dedê Cesco, do Mato Grosso do Sul. Ela atua em consultorias a restaurantes, buffet para eventos personalizados e promove cursos de gastronomia em sua escola culinária.

festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-8festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-9

Andando mais um pouco, passei pelo espaço “Cursos Casa do Ceará”. Quem estava cozinhando era o Chef Léo Gonçalvez, como o próprio se denomina: um publicitário que se arrisca nas panelas. Ele tem um projeto chamado “Quero ser cozinheiro” onde ele passa cerca de 1 mês e meio em cada estabelecimento cozinhando, e no final de 1 ano ele pensa em trabalhar de vez na área.

festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-10

Eu (Emille) fui no sábado (03/09), fiquei maravilhada com o clima. A cidade estava cheia, mas foi tudo muito tranquilo. Sabe aqueles lugares que parece que todos estão de bem com a vida? Pois é, era essa a sensação.  

O público se concentrava em duas praças, no “Largo do Chef”, espaço montado ao lado da rodoviária, onde aconteciam apresentações musicais. Na minha passagem por lá tive a oportunidade de assistir ao show de Ana Liberatto e no violão Samuel Mângia, tocando MPB e animando o público.

festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-4festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-5

Ao lado acontecia a tradicional feirinha de artesanato com exposição de artesões locais.

festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-3festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-6

No “Largo das Forras” quem se apresentava era o saxofonista Breno Mendonça. O compositor e arranjador encantou o grande público tocando ‘chorinho’ no sax, uma presença marcante para quem gosta de uma boa música.

festival-cultura-e-gastronomia-de-tiradentes-enroladas-blog-1

Esse ano o festival contou com cerca de 200 atrações espalhadas pela cidade e agradou todos os paladares e gostos. Nós Enroladas amamos o evento e recomendamos que você já se agende para o próximo ano.

Beijos e até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s