Tratamento com Isotretinoína – Roacutan

Os males e os benefícios deste medicamento

RafaelaRamos

Olá lindezas! Tudo bem com vocês?

Hoje vou sair da posição de Jornalista e assumir a posição de Técnica em Farmácia e paciente que teve/tem problemas com acne.

Geralmente os problemas com acne aparecem durante a adolescência. Fase em que estamos passando por diversas mudanças, psicológicas e hormonais. Comecei a ter espinhas no 1º ano do Ensino Médio, na época começaram a aparecer alguns cravinhos e pontinhos avermelhados, mas nada que incomodasse muito. Mas no 3º ano a coisa se agravou (pena não ter encontrado foto minha na época).

No início 2006 (ano que cursei o 3º ano do Ensino Médio) começaram a aparecer espinhas maiores com aparência de bolhas. Além de serem feias esteticamente eram doloridas e causavam manchas e cicatrizes no rosto. Antes de procurar um dermatologista usei receitinhas caseiras e algumas pomadas, daquelas que sempre aprecem em comerciais na tv e prometem milagres.

Lavava o rosto com sabão de bola (sabão em formato arredondado composto de gordura de origem animal (sebo) ou vegetal (abacate) e cinza coada) que deixava meu rosto aparentemente melhor, mas o efeito não durava por mais de uma semana. Usava pomadas específicas que faziam meu rosto descamar, mas as espinhas permaneciam ali.

Passei a achar que não teria nada que resolvesse o problema. Foi quando minha mãe apareceu com uma página de revista com uma entrevista da atriz Deborah Secco dizendo que tinha tido problemas com acne e que fez tratamento com medicamento oral através do SUS.

No dia seguinte marcamos uma consulta com a dermatologista, Dra. Valéria A. Junqueira que me examinou e descobriu que eu tinha acne nódulo-cística. Esse tipo de acne não desaparece apenas com uso de sabonetes secativos e/ou pomadas específicas e pode piorar em casos de disfunções hormonais e maus hábitos alimentares. Sendo indicado um medicamento de uso oral, a Isotretinoína.

A Isotretinoína, mais conhecida pelo seu nome comercial Roacutan, é uma substância derivada da Vitamina A e indicada para o tratamento da acne severa e rosácea. No organismo, ela reduz o tamanho das glândulas sebáceas e é anti-inflamatória. Por ser um medicamento que causa múltiplos efeitos colaterais deve ser usado com cautela e por pacientes que realmente necessitam fazer uso deste tratamento.

Apresentação do medicamento: Cápsulas gelatinosas de 10 mg em caixa com 30 cápsulas.

Cápsulas gelatinosas de 20 mg em caixa com 30 cápsulas.

Para iniciar o tratamento são solicitados os seguintes exames:

– Hemograma Completo

– Glicemia

– Colesterol Total, HDL, LDL e VLDL

– Triglicerídeos

– Gama GT

– Aspartato Amino Transferase

– Alanina Amino Transferase

– Bilirrubinas

– Beta HCG no caso de pacientes do sexo feminino (Teste de gravidez)

Pacientes do sexo feminino maiores de 21 anos, ou responsável quando a paciente tiver idade inferior a 21 anos, devem assinar um Termo de Conhecimentos de Risco e Consentimento Pós-Informação (Foto abaixo).

Termo de Responsabilidade0001

Termo para uso do Roacutan

Termo de Responsabilidade0002

É terminantemente proibido usar Isotretinoína em pacientes com suspeita de gravidez ou que estejam grávidas. O medicamento causa malformação fetal. Por isso é obrigatório apresentação de teste de gravidez com resultado negativo. Além disso, no termo assinado pela paciente ou responsável aconselha-se o início do tratamento após ocorrer menstruação. Caso ocorra gravidez durante o tratamento o uso deve ser suspenso imediatamente e seu médico deve ser informado.

Em 2006, época que iniciei o tratamento, o Roacutan era um medicamento novo no mercado e não havia genérico disponível, ou seja, a medicação ficaria muito cara e eu não teria como pagar. Orientada pela dermatologista preenchi alguns documentos e solicitei o medicamento através do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Roacutan só deve ser usado em último caso em acne nódulo-cística ou conglobata e para tratamento de Rosácea. Se o seu dermatologista é um profissional sério não irá prescreve-lo em casos que podem ser solucionados com outros tratamentos.

Fiz uso de duas cápsulas de 20 mg por dia, num período de 6 meses e tive que interromper o tratamento por ter tido alterações nos exames de sangue. Minha acne foi solucionada e vez ou outra apareciam espinhas minúscula.

Foram quase 9 anos sem espinhas e cravos. Até que na metade do ano passado (2015) minhas espinhas decidiram voltar com tudo. Claro que não se comparam ao quadro de 2006, mas não saem com nada.

O que ocasionou as espinhas?

Logo que terminei meu tratamento por via oral com uso de Isotretinoína continuei usando anticoncepcional. A pílula regulava os níveis de hormônio e consequentemente a produção de sebo (oleosidade da pele). Ao decidir interromper o uso, as espinhas voltaram.

Por que parou de usar anticoncepcional?

Durante o tratamento para espinhas usei um anticoncepcional chamado Selene e continuei fazendo uso mesmo após interromper medicação com Roacutan.

Em 2011 passei a ter dores de cabeça forte. Posteriormente fui diagnosticada com enxaqueca com aura e o uso de anticoncepcional agrava o quadro. Foi então que meu neurologista e minha ginecologista indicaram o uso de um anticoncepcional “mais fraco” o YASMIN para controlar as espinhas.

Além da enxaqueca passei a sofrer com varizes e em outubro de 2013 precisei fazer uma cirurgia e retirar a safena da perna esquerda.

Enxaqueca e problemas venosos não combinam com uso de anticoncepcional. Claro que isso vai de pessoa para pessoa. No meu caso o anticoncepcional era um veneno. Pensando nisso passei a pesquisar sobre o assunto e vi diversos relatos de mulheres que tiveram problemas de saúde devido ao uso de YASMIN. Juntamente ao susto de ler tanta coisa negativa a respeito passei a ter crises de enxaqueca frequentes. Então decidi interromper de vez o uso da pílula.

Resultado: No final de 2014 as espinhas voltaram e em meados de 2015 o problema piorou.

Voltei na dermatologista e iniciei o tratamento:

– Usei pomada

– Ácido,

– Troquei 03 vezes o sabonete,

– Troquei 4 vezes o filtro solar,

– Iniciei uma reeducação alimentar para detectar se minhas espinhas estavam relacionadas a alimentação,

– Fiz uso de antibiótico por um mês (Azitromicina.

– Fiz uso de antibiótico por um mês (Tetraciclina).

– Limpeza de pele.

NADA resolveu.

Foto tirada em 2011. Cinco anos após o uso de Roacutan.

Rafaela 2011

A foto abaixo foi tirada no dia 10 de maio deste ano. Após fazer todos os tratamentos citados acima e não ter tido resultados positivos.

A solução foi solicitar exames para uso da Isotretinoína (Roacutan).

Mas você já não tinha feito uso do medicamento? Precisa refazer?

Isso vai de cada organismo. Tem pessoas que fizeram uso e nunca mais tiveram problemas com acne e há aquelas, como eu, que necessitaram refazer o tratamento. Então o problema pode voltar e se não receber o tratamento adequado pode se agravar.

Mais uma vez tive que fazer todos os exames (todos ok), inciar uso de anticoncepcional e assinar o termo de responsabilidade para iniciar o tratamento com Roacutan.

Dúvidas frequentes e o que eu senti quando fiz uso pela primeira vez:

  • Você terá que ir ao dermatologista mensalmente para fazer acompanhamento do tratamento e terá que se submeter a exames de sangue mensais ou em intervalos de 2 meses.
  • O medicamento é eliminado do organismo 2 meses após interrupção do uso.
  • As cápsulas devem ser engolidas inteiras (não sei se alguém já tentou mastigar as cápsulas. Mas se o fez terminou com feridas na boca) e durante o almoço ou outra refeição. Sua associação com alimentos aumenta sua eficácia.
  • Sempre que for se consultar com outro médico, profissional de saúde, esteticista, realizar procedimentos dermatológicos não indicados pelo seu dermatologista, informe que está fazendo uso de Roacutan.
  • Tome bastante líquido. Água é fundamental durante o tratamento.
  • Se você é mulher o uso de anticoncepcional ou outro método contraceptivo é obrigatório.
  • No primeiro mês de tratamento as espinhas pioram. Mas a partir do segundo mês esse quadro vai amenizando e as espinhas menores desaparecem.
  • Você não deve fazer uso de outros medicamentos que contenham vitamina A na composição. A associação de Isotretinoína e vitamina A podem causar hipervitaminose A. Entre os principais sintomas do excesso dessa vitamina está a descamação intensa da pele.
  • Se você faz academia fique atento a composição dos seus suplementos. Eles podem conter vitamina A e cai na questão explicada acima. Evite o uso durante o tratamento ou tenha certeza absoluta que eles são livres dessa vitamina.
  • Não faça uso de Tetraciclina e derivados. Sua associação a Isotretinoína pode causar hipertensão intracraniana benigna, “pseudotumor cerebral”. Se outro médico receitar uso de antibiótico consulte o dermatologista antes de iniciar o tratamento.
  • Os lábios ficam ressecados e podem “rachar”. Tive um ressecamento leve e usava protetor labial Spectraban.
  • O nariz pode sangrar devido ao ressecamento da mucosa nasal. Dias mais secos pioram o quadro. Tive alguns sangramentos que foram amenizados com uso de soro fisiológico.
  • O medicamento causa fotosenssibilidade. Sua pele fica extremamente sensível e “mais fina”. Uso de filtro solar e não se expor ao sol são essenciais. Tenho uma coleção de bonés devido a isso. Rs.

Dica: Use um protetor com proteção UVA e UVB para peles oleosas e reaplique a cada duas horas ou se transpirar. Fator mínimo 30, mas se puder opte por fatores de proteção maiores.

  • Usar filtro solar caso fique muito tempo em frente ao computador, televisão e luz branca também é necessário. Mas por que? Porque esse tipo de iluminação por tempo prolongado pode ocasionar manchas. Ou seja, use filtro solar mesmo que não saia de casa.
  • Não se deve fazer depilação a laser. Depilações com cera são liberadas, mas indico não fazer. Como a pele fica sensível isso pode causar ferimentos com maior facilidade. Você não vai querer se depilar e arrancar um pedaço da cara junto. Vai por mim porque já passei por essa experiência. E garanto. Não é nada agradável.
  • Ingerir bebidas alcoólicas é proibido. A Isotretinoína é eliminada do organismo com o auxílio dos rins e fígado, órgãos estes que também são responsáveis pela eliminação do álcool. Ou seja, o uso concomitante dessas substâncias pode comprometer a função renal e hepática do seu organismo.
  • Não use sabonetes esfoliantes ou indicados para tratamento da Acne. A não ser que tenham sido indicados pelo dermatologista para complementar seu tratamento. Geralmente esses sabonetes contém Ácido acetilsalicílico e outras substâncias que favorecem a descamação e secam a pele. Sua pele já estará bastante ressecada devido ao Roacutan.
  • Maquiagem não é proibida, mas deve ser evitada. Como sua pele estará descamando muito produtos em pó pioram a aparência da pele. Se for fazer uso opte por bases líquidas e não se esqueça de passar filtro solar antes. Mesmo as bases que possuem fator de proteção não devem ser utilizadas sozinhas.
  • Distúrbios psiquiátricos como depressão, sintomas psicóticos, raras tentativas de suicídio e suicídio foram relatados nos pacientes tratados com Isotretinoína. Durante o meu tratamento não tive nenhuma alteração.

Pontos positivos do Medicamento:

  • Após os dois primeiros meses de tratamento as espinhas têm uma melhora considerável.
  • Seu cabelo fica lindo. Bye bye oleosidade!
  • A descamação da pele favorece a renovação da pele. As cicatrizes profundas melhoram de aparência e as superficiais somem.
  • Todas as manchas ou boa parte delas desaparece. Claro que você precisa usar rigorosamente o protetor solar para que isso aconteça. Caso contrário você terá ainda mais manchas.

Bom pessoal! Acho que é isso. Caso você ainda tenha alguma dúvida que não foi respondida neste texto, deixe seu comentário que tentarei responder.

Se vocês acham válido acompanhar o meu tratamento atual, que deve começar apenas no final do mês, deixem seus comentários por aqui.

Caso tenham gostado do texto comente e compartilhe com os amigos.

Beijos e até a próxima!

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tratamento com Isotretinoína – Roacutan

  1. millafvs disse:

    Poxa Rafa! Essa situação é complicada! Mas realmente, o uso da pílula piora muitas outras partes do organismo, eu também parei de tomar e me apareceram váaarias espinhas e cravos, além de eu ter tido um avalanche de acne por suplementação com B12 ¬¬
    Tô aqui torcendo pelo seu tratamento e tenho certeza que sua pele vai ficar linda (igual bumbum de neném! hahaha)
    Grande beijo e sorte pra vc! ♥

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s